Capitalismo e Direitos Humanos

Temos uma aula extra e à distancia na faculdade.
A disciplina que nos é dada se chama HUMANIDADES
Adoro interpretar e fazer textos em que posso falar abertamente o que penso dos assuntos e compartilhar com outros das minhas opiniões.
O ambiente é virtual, as aulas e as provas também.
Mas porque estou falando isso??Porque hoje me vi fazendo uma interpretação que simplesmente adorei.
Resolvi reproduzir aqui, de tanto que gostei.
[senta que lá vem veneno]


Assunto: Capitalismo e Direitos Humanos.
Questão: Qual ligação voce vê e que caminhos voce sugere para resolver o impasse entre capitalismo e direitos humanos? 


Nos deparamos, a meu ver, com a aula mais polêmica desta etapa do EAD: Apresentar uma solução para que a opressão capitalista nao deturpe os valores humanos.
O mundo capitalista domina todo o sistema de vivência existente na terra. E apesar de alguns remotos países adotarem o sistema comunista como principal lei econômica, eles também tem que lidar com o capitalismo nas relações exteriores. Seria demais utópico pregar um sistema comunista abrangente, para que todos os seres fossem de total igualdade um perante o outro, apesar de evidentes melhoras no sistema mundial de relações.


Mas seria desumano também pregar que apenas o capitalismo, o egocentrismo e a busca desenfreada por interesses prevalecessem perante às relações sociais. O capitalismo, ao tempo que é liberal é também opressor. Me vejo atualmente em uma sociedade narcisista, consumista ao extremo, nada solidária e eventualmente marginalizada devido a essa busca doentia pelos seus próprios interesses e por promoção pessoal e financeira.


A possível saída seria uma melhor distribuição de renda, mesmo dentro do capitalismo, com uma obrigatoriedade maior de leis morais a serem seguidas, idoneidade dos governantes, uma educação melhor aos filhos quanto à moral, respeito e solidariedade ao próximo...para que os valores praticamente escassos se restabeleçam. A liberdade extrema que o capitalismo proporciona, é, na verdade, uma faca de dois gumes e vitimiza muitas pessoas com uma proposta não tão idônea.


Minhas soluções não vão tão além disso: apenas tentativas. Pois sabemos o quanto é difícil mudar um pensamento que veio se construindo e solidificando há muitos anos: A auto-proclamação acima de tudo!


P.S.: As charges enriqueceram e deram uma pitada de humor sádico e realista. Gosto muito da criatividade expressa nelas. Parabéns aos professores do EAD. 

3 comentaram:

Anônimo disse...

Às vezes gente faz umas coisas que dão um orgulho danado né??? Meu primeiro Dez na facul tá na minha parede até hoje.. rsss
Muito bom texto!

Unknown disse...

oiiii

Vim aqui te convidar a ler este post legal do NO DIVÃ DAS DIVAS! É de minha autoria e se chama SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR ELE NÃO TE COME. É um texto feminino com muito humor e crítica ao sexo masculino - como sempre. Espero que goste!

http://nodivadasdivas.blogspot.com/2009/11/se-correr-o-bicho-pega-se-ficar-ele-nao.html

Bjs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BEM VINDOS AO TAIPAN DOMESTICADA...INJETEM SEUS VENENOS À VONTADE.
 
Copyright 2009 TAIPAN DOMESTICADA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes