Acho que não sou patriota, pois não gosto de samba, futebol e praia, mas mineirota, isso, sou horrores!
Sem mais gracinhas, hoje quero falar da mineirada toda.
Acho uma graça a gula que o mineiro tem com vogais e algumas sílabas...come todas. É b’caxi daqui, on’s dali, lit’ dacolá. E nâo se assuste se um mineiro conversar monossilabicamente com você: sá, cê, sô, tá, né, já, vô... Mineiros e suas economias...algumas porcas. Mineiro não dá um centavo a mais do que acha que tem que dar...e ai de quem agir de forma contrária, mesmo advindo de outros cantos desse Brasil sem fim.
Acho o jeitinho tímido e desconfiado do mineiro um charme. Aquele olharzinho entre uma “pitada”e outra é de arrasar...tudo bem que os mineiros não pitam tanto como antes da lei anti-fumo, mas ainda pitam...principalmente os da faixa etária mais elevada do que o meu interesse abrange.
Mas o que me deixa intrigada é o jeito de dar informações do mineiro.
Você pergunta pro mineirinho: Onde fica tal rua (geralmente algum nome de coronel, estado ou tribo indígena) e ele “lávem”com a resposta: “Sobe essa rua toda a vida e vira à esquerda, cocê tá nela”... o desinformado transeunte fica amedrontado com a idéia de que sua vida pode acabar no final daquela rua, assim, sem mais nem menos, ou até mesmo sem chegar ao seu destino.
Viajar com um mineiro(includes me) é uma tortura. Ele sempre diz que está chegando...desde a partida até a chegada, geralmente no
Mas o mais bonito do mineiro é o carinho com que trata todas as coisas...tudo no diminutivo...tudo pequeninim. Claro que isso gera uma certa confusão nos amantes mais sensíveis, mas é o carinho da mineira, nada além disso. Quer chamar de “treinzim”tudo que encontra pela frente.
Trem é o item que mais habita a mesa mineira, acompanhado de pão de queijo e o fiel e charmoso uai. Nem temos tantos trens, mas é um trem que ninguém entende a quantidade de trem que mineiro fala. É trem de ponto final e uai de vírgula...
Amo mineiros...os outros até servem, mas o mineiro é o melhor. Em todos os aspectos. Garantido pelo ISOTAIPAN 1001.
2 comentaram:
Minerim interressado...
Quarenta e poucos anos, residente nas proximidades e totalmente dentro do perfil desejado. Adora as montanhas, os rios e principalmente as "curvas" dessas minas gerais. Se interessar, podemos marcar um encontro neste mesmo local por volta dàs 20h.
Um beijo, Trenzim!
Minerim
"Nó! Arreda um bucadin pra lá q tá pertademais da conta sô!"
Também me apaixonei por mineiras quando ouvi essa frase. Ainda sou, apesar de achar sua capital um porre.
Postar um comentário