Mineiros

Amo mineiros...fato há muito declarado e agora reforçadamente ratificado!
Principalmente aqueles de raça masculina, dos 30 aos 50 anos, altos, sem pactos matrimoniais e filhos...
Acho que não sou patriota, pois não gosto de samba, futebol e praia, mas mineirota, isso, sou horrores! 
Sem mais gracinhas, hoje quero falar da mineirada toda. 

Acho uma graça a gula que o mineiro tem com vogais e algumas sílabas...come todas. É b’caxi daqui, on’s dali, lit’ dacolá. E nâo se assuste se um mineiro conversar monossilabicamente com você: sá, cê, sô, tá, né, já, vô... Mineiros e suas economias...algumas porcas. Mineiro não dá um centavo a mais do que acha que tem que dar...e ai de quem agir de forma contrária, mesmo advindo de outros cantos desse Brasil sem fim. 
Acho o jeitinho tímido e desconfiado do mineiro um charme. Aquele olharzinho entre uma “pitada”e outra é de arrasar...tudo bem que os mineiros não pitam tanto como antes da lei anti-fumo, mas ainda pitam...principalmente os da faixa etária mais elevada do que o meu interesse abrange. 

Mas o que me deixa intrigada é o jeito de dar informações do mineiro. 

Você pergunta pro mineirinho: Onde fica tal rua (geralmente algum nome de coronel, estado ou tribo indígena) e ele “lávem”com a resposta: “Sobe essa rua toda a vida e vira à esquerda, cocê tá nela”... o desinformado transeunte fica amedrontado com a idéia de que sua vida pode acabar no final daquela rua, assim, sem mais nem menos, ou até mesmo sem chegar ao seu destino. 

Viajar com um mineiro(includes me) é uma tortura. Ele sempre diz que está chegando...desde a partida até a chegada, geralmente no 798º km. O “pertim”do mineiro varia entre 500m e 1000km...para mineiro, ir do Oiapoque ao Chuí é “num instantin”. É que mineiro está acostumado com serras e curvas, principalmente curvas de mineiras (as mais perigosas e acentuadas).

Mas o mais bonito do mineiro é o carinho com que trata todas as coisas...tudo no diminutivo...tudo pequeninim. Claro que isso gera uma certa confusão nos amantes mais sensíveis, mas é o carinho da mineira, nada além disso. Quer chamar de “treinzim”tudo que encontra pela frente. 
Trem é o item que mais habita a mesa mineira, acompanhado de pão de queijo e o fiel e charmoso uai. Nem temos tantos trens, mas é um trem que ninguém entende a quantidade de trem que mineiro fala. É trem de ponto final e uai de vírgula... 

Amo mineiros...os outros até servem, mas o mineiro é o melhor. Em todos os aspectos. Garantido pelo ISOTAIPAN 1001.

Interessados, me liguem depois das 20:00.
Mineiro é assim...diz pra ligar, mas não dá o numero do telefone.

2 comentaram:

Anônimo disse...

Minerim interressado...

Quarenta e poucos anos, residente nas proximidades e totalmente dentro do perfil desejado. Adora as montanhas, os rios e principalmente as "curvas" dessas minas gerais. Se interessar, podemos marcar um encontro neste mesmo local por volta dàs 20h.

Um beijo, Trenzim!

Minerim

Ricardo Siqueira disse...

"Nó! Arreda um bucadin pra lá q tá pertademais da conta sô!"

Também me apaixonei por mineiras quando ouvi essa frase. Ainda sou, apesar de achar sua capital um porre.

BEM VINDOS AO TAIPAN DOMESTICADA...INJETEM SEUS VENENOS À VONTADE.
 
Copyright 2009 TAIPAN DOMESTICADA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes