Seja auto-didata

Dá trabalho eu sei, pode parecer complicado...mas realmente vale a pena aprender as coisas por si só.
Alguns me indagam se fiz cursos e etceteras, para lidar com a quantidade de coisas que lido, e minha resposta é um sonoro não, nunca fiz.
Eu sei que eles podem acrescentar no currículo, engordando-o, mas de nada adianta voce perder 6 meses de tempo e esforço pra aprender um simples verbo to be ou uma função de push/pull do sketch up..
Já tentei alguns cursos e perdi a paciência nas primeiras semanas...
Explico porque:
A didática de instituições é te manter o maior tempo possível, sugando teu suado dinheirinho(ou dinheirão, já que a maioria cobra absurdos)...então, para isso, simplesmente "amarram conhecimento" e voce tem que aprender tudo muito segmentado.
Por exemplo: Há uns 6 anos, mais ou menos na minha entrada para a tecnologia, tentei fazer um curso de informática, que era o boom entre os amigos. Descobri que tudo que eu iria aprender em 1 ano, metade eu já sabia e metade eu poderia aprender em uma semana...Resultado 1: FAIL
Oposto ao que possam pensar, essa foi a gota d'agua para que eu me tornasse auto-didata, pois tenho muita vontade de aprender, disponho de um tempo razoável, meu interesse é sempre muito grande, nao tenho medo de fracasso e consigo virar a noite lendo apostilas e tutoriais...Resultado: Tudo que sei hoje é fruto da minha curiosidade e do espírito imortal de auto-didatismo que me habita.
Outro exemplo são idiomas...Cansei de estudar em casa(mentira, eu queria um certificado) entao tentei um curso integrado de ingles e francês. Fiz o teste de nivelamento, fui jogada em uma turma em que eu tinha que fazer o Int.1; o Int.2; o Int...até o 345677654 e depois partir pro avançado...Comprei um material caríssimo, facilmente encontrável na internet de graça e resolvi o livro de exercícios em uma só noite..só podia dar nisso! Resultado 2: FAIL
Algumas pessoas se julgam incapazes de aprenderem por si só..
Aqui vai algumas dicas muito úteis:
QUEIRA REALMENTE APRENDER;
TENHA CURIOSIDADE E PACIÊNCIA SUFICIENTES;
NUNCA PERCA O ENTUSIASMO;
PENSE SEMPRE NOS BENEFÍCIOS;
APRENDA O QUE REALMENTE TE INTERESSA;
DISPONHA DE BONS MATERIAIS DE CONSULTA;
E SEJA DISCIPLINADO.(nao deixe as coisas pelas metades)
Seguindo esses passos aprendi muitas coisas e continuo aprendendo outras diversas...Virou uma espécie de círculo vicioso.
Estudando a meu ritmo, entendendo e superando as minhas dificuldades, consegui aprender:
Manipulação de Imagens;
Diversas áreas de informática;
Tudo relacionado à internet;
Sketch up;
Hipnose;
Desenho arquitetônico;
Leitura dinâmica;
Inglês;
Fotografia;
Corel Draw;
Psicologia;
Word;PPT;Excel e diversos outros editores.
E mais um monte de conhecimentos picados e coisinhas pequenas.
Estou aprendendo:
Francês, Italiano, Hebraico e Chinês(desanimando já);
AutoCad;
Libras;
Reiki;
Terapia Prânica;
Religiões;
Edição de Vídeos;
E uma lista homérica que pretendo executar em até 10 anos..(não digam que é muito tempo sem antes ver a minha lista!).
E sempre que aparece alguma coisa nova, lá estou eu, louca pra aprender, descobrir como funciona, para que seria útil para mim, etc..E na maioria das vezes consigo aprender de um tudo e continuar querendo mais..Assim funciona a didática do conhecimento: Você nunca sabe o suficiente!
Aconselho às pessoas mais hiperativas a seguirem esse caminho...é mais tortuoso, mas é o mais bem aproveitado, pois os conhecimentos são absorvidos, e nao empurrados garganta abaixo.
E os grupos de auto-didatas ajudam muito.
Caso queiram, posso recomendar diversos..além de sites e fontes de apostilas e tutoriais muito bons. É só pedir!
Boa sorte..Beijinhos


4 comentaram:

Marcelo Novaes disse...

Daiane,





Bem descrita a política de "amarração-de-informação" dos cursos (parece coisa de magia negra, mas a escolha do termo é proposital; protocolo em excesso é sempre escuro). Boa sorte em sua trilha.







Beijos,








Marcelo.

Anônimo disse...

eu iria tentar aprender, mas deu uma preguiça

Anônimo disse...

E se eu te disser que ainda me sinto mal
Sabendo quem você quer
Sabendo o que te faz feliz
E se algum dia eu te ver como alguém normal
Sabendo quem você é
Sabendo que nunca quis
Ficar junto de mim
Pra sempre eu vou pedir...

Eu só queria uma chance pra falar (quebrar o silêncio)
Verdades que você nunca quis escutar (que guardo em meu peito)
E se o que eu sinto é tudo que você quer (abra seus olhos)
Porque você procura em outro alguém qualquer?

Eu sou o disco que você não quer mais ouvir
Sabendo que vai doer
Sabendo que é sobre você
Eu sou a história que você não quer mais contar
Sabendo que é sobre nós dois
E o que aconteceu depois
O nosso fim
Pra sempre eu vou pedir...

Eu só queria uma chance pra falar (quebrar o silêncio)
Verdades que você nunca quis escutar (que guardo em meu peito)
E se o que eu sinto é tudo que você quer (abra seus olhos)
Porque você procura em outro alguém qualquer?

Eu só queria uma chance pra falar (pra quebrar o silêncio)
Verdades que você nunca quis escutar (mas eu guardo em meu peito)

Eu só queria uma chance pra falar (quebrar o silêncio)
Verdades que você nunca quis escutar (que guardo em meu peito)
E se o que eu sinto é tudo que você quer (então abra seus olhos)
Porque você procura em outro alguém qualquer?

Eu sou o disco que você não quer mais ouvir
Sabendo que vai doer
Sabendo que é sobre você...

Mari disse...

Oi,linda

Tá brincando comigo,né?

Atualmente estou numa fase que não quero aprender mais nada...talvez ,quem sabe,"fritar ovo" para jantar ,quando chego em casa,cansado e com fome...não dá pra mais nada!!!

BEM VINDOS AO TAIPAN DOMESTICADA...INJETEM SEUS VENENOS À VONTADE.
 
Copyright 2009 TAIPAN DOMESTICADA All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes